
Santo Antônio de Jesus sedia encontro do Conectar Cultural com foco na valorização da cultura do Recôncavo
Santo Antônio de Jesus, conhecida como a “capital do Recôncavo Baiano”, será palco do Conectar Cultural nos dias 15 e 16 de maio. O evento é voltado para fazedores de cultura da região e tem como objetivo divulgar e esclarecer detalhes da chamada pública que vai destinar R$ 500 mil para iniciativas que preservam os saberes e fazeres tradicionais do Recôncavo.
A iniciativa, que conta com o apoio do Instituto Neoenergia e do Ministério da Cultura, busca fortalecer a cultura imaterial dos 20 municípios da região. Com inscrições abertas até o dia 3 de julho pelo site www.conectarcultural.com.br/inscricoes, o edital irá premiar até cinco iniciativas culturais com R$ 100 mil cada.
Durante o encontro, serão promovidas rodas de conversa com agentes culturais de Santo Antônio de Jesus e de cidades vizinhas como Conceição do Almeida, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Muniz Ferreira, São Felipe e Varzedo. A proposta é tirar dúvidas sobre a inscrição e incentivar a participação de coletivos e grupos que preservam rituais, práticas sociais, saberes populares, técnicas artesanais e outras manifestações culturais que não são reconhecidas oficialmente como patrimônio.
O Conectar Cultural é fruto de um processo de mapeamento local e entrevistas com mestres da cultura tradicional. A proposta inclui também a produção de uma publicação multimídia com registros das manifestações culturais do Recôncavo.
Segundo Marcia Gliosci, diretora executiva do Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC), “o Conectar Cultural foi construído a partir de uma articulação com universidades, órgãos públicos e a sociedade civil, para atuar diretamente na preservação dos saberes e fazeres culturais da Bahia”.
Além de Santo Antônio de Jesus, o projeto passará por Cruz das Almas (22 e 23/05), Saubara (29 e 30/05), Maragogipe (5 e 6/06) e São Francisco do Conde (12 e 13/06). A chamada é uma oportunidade histórica para grupos culturais fortalecerem sua atuação e garantirem reconhecimento e apoio financeiro.