
Saturnema Filmes impulsiona protagonismo negro no audiovisual com Núcleo Criativo
A Saturnema Filmes está revolucionando o audiovisual com o Núcleo Criativo Películas Negras, um projeto que reúne roteiristas negros do Brasil e da Espanha para desenvolver duas séries e três filmes focados no Cinema de Gênero. A iniciativa busca ampliar o protagonismo negro em narrativas de terror, fantasia, realismo mágico e ficção científica – gêneros historicamente dominados por uma perspectiva branca e ocidentalizada.
Os roteiros criados no Núcleo incluem as séries “Riacho de Areia” e “Fucsia”, além dos longas “Icor”, “O Renascimento de Vênus” e “O Céu de Belisa”. Com consultorias históricas, científicas e dramatúrgicas, os projetos ganharam profundidade e maturidade para alcançar o mercado nacional e internacional.
Segundo Ana do Carmo, chefe da sala de roteiro e sócia da produtora, o Núcleo Criativo permitiu romper barreiras sociais e raciais no audiovisual:
“Crescemos ouvindo que personagens negros morrem primeiro nos filmes de terror e que nossa cor não combina com magia. O Núcleo nos permitiu ressignificar essas narrativas e criar um oceano de possibilidades para o cinema negro.”
A iniciativa, apoiada pela Lei Paulo Gustavo, segue até abril e já se consolida como um marco na indústria cinematográfica baiana e nacional.