Sucesso do teatro brasileiro “A Última Sessão de Freud” volta a Salvador em outubro de 2026

O aclamado espetáculo “A Última Sessão de Freud”, do autor Mark St. Germain, retorna a Salvador para nova temporada no mês de outubro de 2026, no Teatro Sesc Casa do Comércio. A montagem, que já foi assistida por mais de 180 mil pessoas em todo o Brasil, fica em cartaz de 8 a 11 de outubro, com sessões de quinta a sábado às 20h e domingo às 17h.

O espetáculo é estrelado por Odilon Wagner e Marcello Airoldi, sob direção de Elias Andreato. A peça apresenta um encontro fictício entre o psicanalista Sigmund Freud e o escritor C.S. Lewis, dois grandes pensadores do século XX que, em cena, debatem temas profundos como fé, razão, sentido da vida e comportamento humano.

A trama se desenrola no consultório de Freud, ambientado em 1939, na Inglaterra, período marcado pelo início da Segunda Guerra Mundial. Nesse contexto histórico tenso, os personagens vivem um embate intelectual intenso, alternando momentos de ironia, humor e reflexão filosófica sobre a existência de Deus e os limites da ciência e da crença.

O texto de Mark St. Germain é inspirado na obra “Deus em Questão”, do psiquiatra Armand M. Nicholi Jr., da Harvard Medical School, e propõe uma conversa dramatizada que vai além do debate religioso, abordando também relações humanas, sexualidade, medo e morte.

A encenação valoriza o texto como protagonista, com cenário assinado por Fábio Namatame, que recria o consultório de Freud durante seu exílio na Inglaterra. O espetáculo já realizou mais de 400 apresentações e segue em turnê nacional desde sua estreia, em 2022.

Com produção da Diaféria Produções e Itaporã Comunicação, e produção local da Carambola Produções, a peça reforça seu sucesso de público e crítica ao propor um diálogo atual sobre convivência, diferenças e escuta em tempos de polarização.