Telhados: período chuvoso aumenta necessidade de reparos e pequenas reformas

Apesar do inverno ser um período chuvoso, é a época do ano com o clima mais ameno e previsível, se comparar com as outras estações, como verão e na primavera. Por isso, as obras de reformas no telhado são uma boa pedida, pois existe menor necessidade de interrupção do trabalho.

Num estudo da Universidade Federal de São Paulo (USP), foi constatado que 70% das infiltrações em casa são causadas por problemas no telhado. Isso pode ocasionar mofo, deterioração das paredes, curtos-circuitos e até mesmo desabamentos, pois agem diretamente nas estruturas dos telhados, ocasionando trincas, deslocamento de telhas, desabamentos ou infiltrações leves ou severas, de acordo com a intensidade e estado atual de cobertura.

Diante desse cenário, o Home Center Ferreira Costa constatou um aumento de 30% na procura desses itens (telhas, impermeabilizantes, mantas, calhas e cumeeiras). As reformas nessa época são frequentes. Afinal, é importante manter os telhados em boas condições. As telhas devem permanecer em bom estado, sem fissuras ou rachaduras e muito bem encaixadas umas nas outras, evitando pontos de abertura. Uma das maneiras mais eficientes de identificar se é hora de realizar manutenções, é observá-lo periodicamente, olhando todos os cantos, de baixo para cima, a fim de identificar rachaduras, pontos de luz ou vazamentos.

Também, vale verificar se as telhas estão intactas e encaixadas corretamente. É interessante deslocar algumas e visualizar bem a cobertura. Para impermeabilizá-las, lavar o telhado e aplicar o produto mais adequado para a situação é a ação recomendada. Tudo para evitar reparos emergenciais.

Caso queira encontrar os produtos corretos para fazer a reforma nos telhados, a Ferreira Costa criou uma página no site oficial https://www.ferreiracosta.com/Destaque/proteja-sua-casa, para aproveitar os produtos sem perder muito tempo procurando.