
Turismo em alta: Salvador recebe 2,6 milhões de visitantes no 1º trimestre de 2025
Salvador começou 2025 com o pé direito no turismo. De janeiro a março, a capital baiana recebeu 2,6 milhões de visitantes, um crescimento de 7,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) nesta quinta-feira (8), quando é celebrado o Dia Nacional do Turismo.
A movimentação também se reflete na economia: em 2024, a receita turística da cidade foi estimada em R$ 20 bilhões, 50% a mais do que no ano anterior. E mais: o setor foi responsável por 75 mil empregos formais, segundo o Relatório Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério do Trabalho e Emprego.
De acordo com a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, Salvador vem se consolidando como destino turístico durante todo o ano. “Antes o turista vinha só pelo sol e mar, e no verão. Hoje conseguimos manter o turismo aquecido o ano inteiro. Os feriados prolongados ajudam a movimentar a cidade, gerando emprego e renda”, afirmou.
Em 2024, Salvador recebeu 9,4 milhões de turistas, um aumento de 7% em relação a 2023. Eventos como o Festival Virada Salvador e o Carnaval, que atraiu 1,2 milhão de turistas, reforçam a vocação da cidade como um dos destinos mais procurados do país no verão.
Para o diretor de Turismo, Gegê Magalhães, os bons resultados são fruto de investimentos em equipamentos culturais como a Casa das Histórias de Salvador, a Galeria Mercado e a Cidade da Música da Bahia. Ele destaca ainda obras em andamento, como a Nova Orla da Boca do Rio a Jaguaribe e a futura Casa de Espetáculos e Escola Maestro Letieres Leite, no Comércio.
As ações de promoção também são parte da estratégia: “Estamos presentes em feiras nacionais e internacionais e ampliando experiências para que o visitante fique mais tempo em Salvador”, explicou Gegê.
Os paulistas e cariocas lideram entre os turistas nacionais, enquanto os argentinos e norte-americanos aparecem no topo entre os estrangeiros.