
Unijorge promove debate sobre educação jurídica antirracista em Salvador
Com foco na construção de uma educação jurídica mais inclusiva e transformadora, a Unijorge realiza, no dia 23 de abril, a 35ª edição do evento “Diálogos Sociojurídicos”. A palestra será às 19h, no auditório Zélia Gattai, localizado no Campus Paralela, em Salvador. A entrada é gratuita e aberta tanto ao público externo quanto aos estudantes da instituição, mediante inscrição prévia.
Nesta edição, o tema central será “Educação Jurídica Antirracista: desafios e possibilidades a partir do protagonismo da Escola Superior de Advocacia da OAB/BA”. O encontro se propõe a discutir os caminhos para uma formação jurídica comprometida com a equidade racial, além de destacar o papel da primeira Escola Antirracista do Sistema OAB no Brasil.
A programação contará com a presença de nomes relevantes no cenário jurídico baiano. Lilian Azevedo, procuradora do Município de Salvador e vice-diretora da Escola Superior de Advocacia da OAB/BA (ESA-BA), é uma das palestrantes confirmadas. Ela também atua como procuradora adjunta de Gênero e Raça da OAB/BA. Outro convidado é Jonata Wiliam, mestre em Direito Público, especialista em Ciências Criminais, diretor secretário-geral da ESA-BA e presidente do Instituto Baiano de Direito Processual Penal (IBADPP).
A proposta do evento é não apenas debater os desafios da educação jurídica no enfrentamento ao racismo estrutural, mas também apresentar experiências práticas que vêm sendo construídas no contexto da advocacia baiana. Os participantes terão a oportunidade de refletir sobre o letramento racial e a implementação de uma cultura jurídica mais inclusiva e antirracista.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela internet, através da página oficial do evento: https://eventos.unijorge.com.br/dialogos251. As vagas são limitadas.