Whale Parade: Arte de Ives Quaglia no 11º Festival das Baleias

Salvador, conhecida por sua rica biodiversidade e praias exuberantes, se prepara para receber a 11ª edição do aclamado Festival das Baleias. Este ano, o evento, que acontecerá entre os dias 13 e 15 de setembro, trará uma novidade especial que tem objetivo de encantar e conscientizar moradores e visitantes: a “Whale Parade”, obra que este ano será assinada pelo artista plástico Ives Quaglia.

Serão três caldas cada uma com dois metros de altura e largura. As obras serão feitas com base em madeira revestida de resíduos que vem poluindo praias e oceanos: uma com sacos plásticos, outra com garrafas plásticas e a terceiras com o material de uma coletado que será feita em uma praia. Esta é parte de uma ação de conscientização ambiental.

A obra, além de representar as majestosas baleias que visitam as praias da região todos os anos, também serve como um alerta para a importância da preservação dos oceanos. Ives Quaglia, reconhecido por seu trabalho que integra arte e conscientização ambiental, além de criador da alegoria Jubarte – A Baleia Cheia de Arte da Festa da Baleia de Itapuã, criada em 1987, utiliza materiais recicláveis em suas criações, reforçando a mensagem de sustentabilidade.
A “Whale Parade” será exibida ao longo do fim de semana, permitindo que os participantes do festival contemplem de perto os detalhes intrincados da escultura. Segundo Quaglia, a obra é “uma homenagem à beleza das baleias e um lembrete de que precisamos cuidar do que é nosso, antes que seja tarde demais.” A iniciativa busca motivar as futuras gerações a protegerem o planeta, destacando ações que visam diminuir o impacto humano e revitalizar os ecossistemas marinhos.

O Festival das Baleias, que já se consolidou como um evento cultural e ambiental de grande importância, une arte e natureza em uma celebração que vai além da estética, tocando em questões fundamentais para o futuro do planeta.
O evento conta com os patrocínios da Embasa e do Governo do Estado da Bahia, e reafirma o compromisso com a preservação ambiental e a promoção da cultura oceânica.