
X CachoeiraDoc divulga filmes selecionados e reforça protagonismo do Recôncavo Baiano no cinema
Com o tema “Terra e Território”, a 10ª edição do CachoeiraDoc – Festival de Documentários do Recôncavo Baiano – anunciou na última sexta-feira (16) os 29 filmes selecionados para as mostras competitivas deste ano. O festival será realizado entre os dias 10 e 15 de junho nas cidades históricas de Cachoeira e São Félix, com exibições gratuitas, premiações e atividades formativas.
As obras escolhidas representam treze estados brasileiros, com produções de curta, média e longa-metragem. A curadoria foi feita por um grupo formado por estudantes, egressos e professores do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), valorizando o olhar local e acadêmico na escolha das obras.
Segundo Kênia Freitas, que integra a coordenação e direção artística do festival, mais de 600 filmes foram inscritos. “Recebemos obras de comunidades quilombolas, indígenas e de diversos territórios do país. Pensar o documentário como terra e território é pensar os Brasis em disputa que esses filmes revelam com tanta potência”, destaca.
Além das exibições, os filmes concorrem a prêmios em dinheiro: R$ 6 mil para o melhor longa e R$ 4 mil para o melhor curta ou média, além de troféus.
O X CachoeiraDoc também reafirma seu compromisso com a formação e o acesso à cultura audiovisual por meio do projeto EscolaDoc. Em maio, o programa finalizou a 3ª edição do “Cinema em Vizinhança”, que levou sessões de documentários para espaços comunitários, como casas, praças e escolas dos dois municípios.
Na segunda quinzena de maio, o festival realiza ainda oficinas em escolas públicas, com propostas selecionadas via edital. O objetivo é ampliar o acesso ao cinema e incentivar a criação audiovisual a partir do Recôncavo.
O X CachoeiraDoc é uma realização da Ayabá Produtora Criativa e Audiovisual, com co-realização do selo Pequenas Embarcações e patrocínio do Instituto Cultural Vale. O projeto conta ainda com apoio do Governo da Bahia, via Lei Paulo Gustavo, e integra o programa de extensão da UFRB.
A lista completa dos filmes selecionados e das oficinas pode ser acessada no site: www.xcachoeiradoc.com/inscricoes-filmes